Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba

Este fórum é destina a usuário de Excel, que queiram compartilhar informações a básicas, avançadas e programação em VBA...
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Proteger celulas com DBF vinculado

Ir para baixo 
2 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptyQui Nov 21, 2013 9:03 pm

oa tarde


Vinculei um arquivo DBF de um sistema em DOS que temos aqui com uma planilha do excel. Fiz o vinculo dos dados, formatei a planilha com as cores que queria, enfim ta show de bola. Só tem um pequeno detalhe que esta embaçando eu que colocar a planilha em produção.

Configurei a planilha para a mesma ficar se atualizando de meia em meia hora, pois o DBF esta ativo, porem, tenho que deixar essa planilha com algumas celulas bloqueadas pois nao quero que o usuario apague as formulas e nem os dados vinculados, porem, quando protejo a planilha indo em ferramentas/proteger e etc, a mesma não consegue se atualizar automaticamente. Resumindo, se eu proteger a planilha ela não se atualiza automaticamente.

O que devo fazer ? utilizo o excel 2003
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptyQui Nov 21, 2013 10:25 pm

Boa tarde!!

Use o metódo Protect

Código:
ActiveSheet.Unprotect "Sua Senha"
'Seu código aqui
ActiveSheet.Protect "Sua Senha"
Leia mais:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/office/ff840611.aspx
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/office/aa191957(v=office.10).aspx
Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptyQui Nov 21, 2013 11:15 pm

Boa tarde

Desculpe, sou leigo nessa parte de VBA, como faço isso ? Até abri o VB e colei esse codigo que voce me passou mais nao deu certo

por favor pode me ajudar
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 12:08 am

Boa tarde!!

Dizer simplesmente que não deu certo, não vai ajudar

O que houve de errado, gerou algum erro? qual o erro?

Poste seu arquivo modelo em site gratuito, como sedspace ou outros e deposite seu link aqui..



Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: proteger celulas com dbf vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 4:47 am

Boa noite amigo

Fui tentar postar o link para voce baixar o arquivo modelo mais o forum ta me dizendo que nao tenho permissão para isso, como faço então ?
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 1:03 pm

Bom dia!!

coloque uma mascara: w*w*w*send*space.co*m.b*r

Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 8:28 pm



Boa tarde amigo, desculpa a demora pois estava externo

Segue

***https:*//www*.dropbox.com/s/7tbbsij8sufn06m/C%C3%B3pia%20de%20Controle.xls**
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 10:15 pm

Boa tarde!!

No arquivo não tem nenhum código confused confused 

att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 10:31 pm



Boa tarde

Alexandre, como lhe falei sou leigo no VBA, fiz a vinculação do DBF utilizando o assistente de importação de dados do excel, e as demais formulas fiz manualmente mesmo até onde vai meu conhecimento. O unico codigo que tem é o do botão de "enviar email".

Da forma que esta, da para encaixar esse codigo que voce passou ? caso não, eu teria outra saida ?
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySex Nov 22, 2013 11:16 pm

Boa noite!!

sendo assim, vá até o código e ponha ele dentro do código abaixo

Código:
ActiveSheet.Unprotect "Sua Senha"
'Seu código aqui
ActiveSheet.Protect "Sua Senha"
Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 12:13 am

Nobre amigo Alexandre, tentei das duas formas abaixo e nao deu certo, onde estou errando por favor. Postei no link abaixo um JPEG da tela que deu erro no VB


****w*w*w.*dropbox.*com/s/9zgy07qgpx7zjff/*erro.JPG*



Private Sub CommandButton1_Click()

ActiveSheet.Unprotect "dbs123@@632154"
Application.Dialogs(xlDialogSendMail).Show

ActiveSheet.Protect "dbs123@@632154"
End Sub

e

ActiveSheet.Unprotect "dbs123@@632154"

Private Sub CommandButton1_Click()
Application.Dialogs(xlDialogSendMail).Show
End Sub
ActiveSheet.Protect "dbs123@@632154"
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 1:07 am

Boa noite!!

Tentou assim..?
Código:
Private Sub CommandButton1_Click()
ActiveSheet.Unprotect "dbs123@@632154"
Application.Dialogs(xlDialogSendMail).Show
ActiveSheet.Protect "dbs123@@632154"
End Sub
Caso dê errado, tente tirar a senha da planilha (revisão -> Proteger Planilha)


Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 1:56 am


Boa noite

Vou fazer o teste amanha pela manha pois o dbf fica na empresa ok
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 4:25 pm


Bom dia Nobre amigo

Conseguimos um pequeno avanco, vou te explicar:

Desprotegi a planilha como voce pediu e inseri o codigo no VBA da seguinte forma:


Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
ActiveSheet.Unprotect "dbs123@@632154"
ActiveSheet.Protect "dbs123@@632154"
End Sub

Salvei a planilha desprotegida mesmo ( como vc pediu) e abri a mesma novamente. Quando a gente abre ela, aparece uma mensagem padrão do excel perguntando se desejo atualizar os dados da mesma ja que ela esta vinculada com o DBF, aí clico em sim e ela começa a atualizar, antes quando eu clicava na opção "sim" de imediato ja aparecia uma mensagem dizendo que nao era possivel atualizar pois a planilha estava protegida, depois que inseri o codigo acima, ela atualizou normalmente, os dados novos apareceram, as celulas ficaram bloqueadas, até aí beleza, salvei a planilha e fechei a mesma.

O problema é que quando fui abri ela pela segunda vez, apareceu a mensagem padrão do excel pedindo para atualizar, cliquei na opção "sim" só que dessa vez ela não atualizou, apareceu novamente a mensagem dizendo que não era possivel atualizar porque a planilha estava protegida.

Conclusão: Depois da atualização dos dados, o codigo esta protegendo a planilha, mais nao esta desprotegendo, caso aja uma nova atualização.

Como podemos corrigir isso amigo ?

Segue print da tela do VBA como ficou o codigo.

**www*.dropbox.com/s/xvc5zscg2fk88yn/TELA%20DO%20VBA.JPG






Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 4:55 pm

Bom dia!!

Eu preciso entender alguns detalhes, por exemplo.

Considerando a imagem, o 1º código está dentro de um evento Change (ação da macro baseada em uma alteração na guia) , mas para mim não faz sentido da forma como está.

o Ultimo depende de um evento Click (ação da macro baseado no clicar em um botão)


Como eu não tenho o arquivo e os códigos que você está usando para testar, então porque não fazer assim...

Supondo que dependo somente do botão.
Código:
Private Sub CommandButton1_Click()
    Call DesprotegePlanilha
    Application.Dialogs(xlDialogSendMail).Show
    Call ProtegePlanilha
End Sub
Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 6:34 pm


boa tarde

Entao voce esta dizendo que devo criar um botao para proteger e desproteger a planilha ?
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 6:36 pm

Boa tarde!!

Não!!!

Eu estou dizendo caso sua macro seja acionada por um botão faça como na postagem anterior.

Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 6:48 pm

boa tarde

fiz o que voce pediu amigo, mais apare o seguinte erro no VB quando clico no botao

segue: **w*ww.*dropbox.com/s/9zgy07qgpx7zjff/erro.JPG
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 6:54 pm

Boa tarde!!

Dessa forma fica difícil te ajudar, eu preciso da sua planilha completa.

quando eu postei o código eu fiz de forma exemplificada, existe em um módulo o código chamado ProtegerPlanilha, se não exisitir vai gerar erro!!

Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 6:57 pm



boa tarde

voce quer a planilha e o DBF ou só a planilha ?
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 7:23 pm



Boa tarde amigo

segue o link da panilha completa

**ww*w.dropbox.com/s/7tbbsij8sufn06m/C%C3%B3pia%20de%20Controle.xls
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySáb Nov 23, 2013 9:16 pm

Boa atarde!!

Me explica como seu código funciona sem a senha na planilha.

Pois em seu arquivo não tem uma rotina que atualiza os dados baseado nas células das planilhas confused 
Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptySeg Nov 25, 2013 3:03 am



Boa noite, desculpa nao lhe ter dado retorno antes pois fiquei sem internet de ontem para hoje

A planilha em questão do arquivo que voce baixou é a Plan2. O excel tem uma rotina padrão de importação e vinculação de dados, nela podemos vincular ou importar arquivos dbf,mdb e etc.. Nesse caso eu vinculei um dbf nessa rotina. Quando vinculamos, no proprio excel ja existe uma rotina para escolhermos a atualização automatica desses dados, nesse caso, coloquei a planilha para ser atualizada de 30 em 30 minutos e tambem toda vez que abrirmos esse arquivo, sempre que eu abrir ele, ele vai executar automaticamente a atualização, e quando a planilha permanecer aberta, ela ficará se atualizando de meia em meia hora. Não precisei criar codigo para isso. Se voce ver, no cabeçalho do excel, tem os botões de atualização de dados, tem um que é das propriedades da vinculação, nela é onde escolhemos o tempo de atualização e se a mesma deve ser atualizada sempre que for aberta.

Se voce ver nesse mesmo arquivo, tem a Plan1, a minha ideia inicial era trazer os dados vinculados para a plan2 e depois jogar esses mesmos dados para a plan1, colocando aquela formula simples de importar dados para outra planilha tipo plan1!A2 e etc. O problema é que não sei porque cargas dagua os dados nao ficam sequenciados na plan1. Note que na plan2, na coluna C, os dados vem em sequencia, 12732,12733,12734 e por ai em diante. Se o ultimo registro na plan2 for por exemplo 12734, quando a planilha for atualizada, os demais dados irão aparecer sequenciados tipo 12735, 12736,12737 e etc. Se eu coloquei as formulas na plan1 para trazer os dados da plan2, eles deveriam tambem ficar sequenciados, mais nao ficam. Ao invés dele sequenciar na plan1 ele faz é sobrepor o ultimo registro como por exemplo: o ultimo registro na plan1 é 12734 na linha 968, o proximo registro deveria ser o 12735 na linha 969, porem, ele joga o registro 12735 na linha 968 e apaga o registro 12734.

Se eu tivesse conseguido fazer isso funcionar da forma correta, bastaria eu ocultar a plan2 e bloquerar as celulas da plan1 com a rotina de proteção do excel, aí os dados iriam ser atualizados normalmente, uma vez que a plan2 nao estaria protegida e sim somente oculta. Espero que voce tenha entendido, e espero tambem que possa me ajudar.



Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptyTer Nov 26, 2013 11:10 pm

Boa noite!!

Em hoje eu vou está em casa e com tempo, mas eu tentei baixar seu arquivo, mas eu não consegui faze-lo


Att
Ir para o topo Ir para baixo
DAVDSs




Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/11/2013

Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado EmptyTer Nov 26, 2013 11:35 pm


Boa noite Alexandre


Segue novamente o link

***ww*w.dropbox.com/s/8tjiavdc12eva1e/C%C3%B3pia%20de%20Controle.xls
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Proteger celulas com DBF vinculado Empty
MensagemAssunto: Re: Proteger celulas com DBF vinculado   Proteger celulas com DBF vinculado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Proteger celulas com DBF vinculado
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Proteger Planilha
» Macro Para proteger uma celular a partir de uma classificação
» Ocultar fórmulas sem ser pela opção de proteger com senha
» Formatação de celulas
» Combinação de Celulas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba :: Intermediário :: Excel Intermediário-
Ir para: