Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba

Este fórum é destina a usuário de Excel, que queiram compartilhar informações a básicas, avançadas e programação em VBA...
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Validação de cores

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
juniorcadj




Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/03/2014

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Validação de cores   Validação de cores EmptyQua Mar 12, 2014 5:00 am

Boa noite, pessoal.

Possuo um cronograma, onde utilizo 4 cores diferentes para o preenchimento das células, a depender do tipo de serviço, em uma linha do tempo.
Existe alguma forma de eu fazer com que nestes espaços, apenas estas 4 cores estejam disponíveis para a coloração? Ou se só for possível para a planilha toda, que seja.

Tenho esta preocupação, pois faço uma contagem das células pela cor, através de uma macro. Então, se a pessoa colorir de verde, por exemplo, mas que não seja o verde que eu utilizo para o filtro da macro, irá me gerar falsos resultados. Uma solução para isso seria criar vários filtros, com os vários verdes disponíveis, por exemplo, e depois realizar uma soma, assim como para as outras 3 cores.

Mas o ideal mesmo, seria esta espécie de "validação de cores".

Grato desde já por vossas atenções.

Att,

Carlos Junior
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptyQua Mar 12, 2014 5:10 pm

Bom dia!

Uma pergunta, porque que ao invés de cor, não se preenche as células (coluna Adjacente aos dados), com números?

Por favor, indique as postagem cruzadas!!
http://usuariosdoexcel.forumeiros.com/t132-validacao-de-cores#396

Att
Ir para o topo Ir para baixo
juniorcadj




Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/03/2014

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptySex Mar 14, 2014 3:06 am

Boa noite, Alexandre.

Pois eu já preencho as células com números, indicando os avanços dado aos projetos em porcentagens. E também as coloro para diferir os processos. ( projeto, licenciamento, obra e verba ), e gerar um layout de visualização em uma linha do tempo para os meus gerentes. Preciso das cores de qualquer jeito rs E não sou apenas quem utilizará esta ferramenta, mas todos os outros companheiros de trabalho. Então, colocar mais um campo para diferir a fase não seria a ideia no momento.

Saberia me dizer se há alguma solução para este meu questionamento??

Caso não haja solução, será que talvez eu poderia te enviar um código, e você tentar me ajudar em relação a este código fazer uma espécie de "loop".?? Pois o código que eu tenho de contagem das células coloridas, funciona apenas no momento que eu executo. Se eu mudo a cor de alguma célula, apago, ou coloro outra célula no intervalo desejado, a macro não conta. Gostaria que fosse algo dinâmico, como uma fórmula de soma, por exemplo.

Grato desde já.

Carlos Junior
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptySex Mar 14, 2014 10:55 pm

Boa noite!!

Poderia me mandar um arquivo modelo?

Talvez, eu possa ajuda-lo...

Deposite no sendspace e mande o link aqui no seu post.


Att
Ir para o topo Ir para baixo
juniorcadj




Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/03/2014

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptySáb Mar 15, 2014 1:35 am

Boa noite, Alexandre.

Grato pela atenção.

Segue o link do arquivo no sendspace. ( coloquei desta forma, pois não me deixa postar endereço )

file/0354gs


Existem duas macros na forma de funções que fazem o que eu falei a respeito da contagem das células, porém as mesmas não são dinâmicas.
E hoje mesmo houve um ocorrido em relação a minha preocupação. Um colega coloriu as células com um outro azul, com um outro roxo, com um outro laranja que o utilizado como padrão no cronograma. Caso não dê para validar as cores, teria-se que se criar aquilo que eu sugeri, creio eu, de vários campos de filtros com diversos roxos, diversos verdes etc e depois realizar uma contagem. Mas para isso, necessito também que a macro seja dinâmica rs

À disposição.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptySáb Mar 15, 2014 3:05 am

Boa noite!!

Está protegido!!


Att
Ir para o topo Ir para baixo
juniorcadj




Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/03/2014

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptySáb Mar 15, 2014 6:08 am

Boa noite, Alexandre.

Desculpe pela falta de atenção. Segue uma nova planilha, com algumas modificações.
Novo link: file/ct7eu4
Senha: eng

Consegui resolver parcialmente o meu problema. Vou tentar te explicar!
Consegui resolver o problema da "validação de cores", colocando uma formatação condicional que me atende muito bem.
O problema é: possuo dois códigos para contagem de células coloridas (um quando a coloração da célula for feita de forma manual e outro para quando a coloração da célula for feita por meio de formatação condicional - que no momento é o meu caso), mas nenhum dos dois funcionava de forma automática, até que coloquei o código abaixo e problema da automação foi resolvido:

Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)
ActiveSheet.Calculate
End Sub

Até aí tudo bem. Testei a planilha como se a coloração das células fossem feitas de forma manual e funcionou perfeitamente bem, mas quando tentei utilizar o código para a contagem quando a coloração é feita por formatação condicional está dando problema. Creio que o problema seja no meu intervalo de dados, uma vez que os meus estão em porcentagem, e este fato está gerando algum problema no código, ou o próprio código tem problema em relação à formatação condicional que eu utilizo, uma vez que a formatação de um célula depende de outras células. As formatações que eu irei utilizar estão como modelo no range J13:AG14

Se puder tentar resolver este problema, ficarei extremamente grato. Ou seja, fazer com o que o código que eu tenha, atenda o intervalo que eu tenho que é em forma de porcentagem.

Obrigado desde já, Alexandre.

Segue abaixo o código mencionado:

Option Explicit

Public Function ContaCelulaColoridaFormatCond(rngColorInfo As Range, Intervalo As Range) As Long
Dim rConta As Range

For Each rConta In Intervalo.Cells
If RetornaCorDeFundoCondicional(rConta) = rngColorInfo.Interior.ColorIndex Then
ContaCelulaColoridaFormatCond = ContaCelulaColoridaFormatCond + 1
End If
Next

End Function

Public Function RetornaCorDeFundoCondicional(ByVal rngCelula As Range) As Long
Dim FormatCondition As FormatCondition

RetornaCorDeFundoCondicional = -1

For Each FormatCondition In rngCelula.FormatConditions
If StatusDoFormatoCondicional(FormatCondition) Then
If Not IsNull(FormatCondition.Interior.ColorIndex) Then
RetornaCorDeFundoCondicional = FormatCondition.Interior.ColorIndex
End If
Exit For
End If
Next FormatCondition

End Function

Public Function StatusDoFormatoCondicional(ByVal FormatCondition As FormatCondition) As Boolean
Dim FormulaTransformada As String
Dim Operator As Long
Dim Formula1 As String
Dim Formula2 As String
Dim Cell As Range
Dim CellValue As String

Application.Volatile
FormulaTransformada = FormatCondition.Formula1
Set Cell = FormatCondition.Parent

On Error Resume Next
Operator = FormatCondition.Operator
On Error GoTo 0

If Operator > 0 Then
Formula1 = FormatCondition.Formula1
On Error Resume Next
If Left(Formula1, 1) = "=" Then Formula1 = Mid(Formula1, 2)
Formula2 = FormatCondition.Formula2
On Error GoTo 0
If Left(Formula2, 1) = "=" Then Formula2 = Mid(Formula2, 2)
If VarType(Cell.Value) = vbString Then
CellValue = """" & Cell.Value & """"
Else
CellValue = CDbl(Cell.Value)
End If
Select Case Operator
Case xlBetween: FormulaTransformada = "AND(" & Formula1 & "<=" & CellValue & "," & CellValue & "<=" & Formula2 & ")"
Case xlNotBetween: FormulaTransformada = "OR(" & Formula1 & ">" & CellValue & "," & CellValue & ">" & Formula2 & ")"
Case xlEqual: FormulaTransformada = CellValue & "=" & Formula1
Case xlNotEqual: FormulaTransformada = CellValue & "<>" & Formula1
Case xlGreater: FormulaTransformada = CellValue & ">" & Formula1
Case xlLess: FormulaTransformada = CellValue & "<" & Formula1
Case xlGreaterEqual: FormulaTransformada = CellValue & ">=" & Formula1
Case xlLessEqual: FormulaTransformada = CellValue & "<=" & Formula1
End Select
Else
'Caso a formatação condicional seja uma fórmula
FormulaTransformada = FormatCondition.Formula1
FormulaTransformada = Replace(FormulaTransformada, ";", ",")

'Traduzindo a função SE para o inglês
FormulaTransformada = Replace(FormulaTransformada, "SE(", "IF(")

'Adicione traduções para as funções que você usar
'Exemplos:
'FormulaTransformada = Replace(FormulaTransformada, "MÉDIA(", "AVG(")
'FormulaTransformada = Replace(FormulaTransformada, "SOMA(", "SUM(")
'FormulaTransformada = Replace(FormulaTransformada, "SOMASE(", "SUMIF(")

FormulaTransformada = Application.ConvertFormula(FormulaTransformada, xlA1, xlR1C1, xlRelative, FormatCondition.AppliesTo.Resize(1, 1))
FormulaTransformada = Application.ConvertFormula(FormulaTransformada, xlR1C1, xlA1, xlRelative, Cell)
End If
StatusDoFormatoCondicional = Application.Evaluate(FormulaTransformada)

End Function

Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores EmptySáb Mar 15, 2014 3:08 pm

Bom dia!!
Citação :
Creio que o problema seja no meu intervalo de dados, uma vez que os meus estão em porcentagem, e este fato está gerando algum problema no código
Que problema exatamente ocorre, um erro de copilação? ou não faz a formatação como deveria?

Att
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Validação de cores Empty
MensagemAssunto: Re: Validação de cores   Validação de cores Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Validação de cores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pisca Pisca - mudar cores em uma célula
» Cores piscando
» [Resolvido] Validação via VBA
» Cores diferentes no List Box por Criterios.
» Validação de Dados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba :: Avançado/VBA :: Excel Avançado/VBA-
Ir para: