Beleza pessoa, já vou direto ao ponto.
Tenho uma tabela matriz no excel (Tabela com todos os valores);
Tenho em outro arquivo várias tabelas do excel com os valores lincados (referenciados) da matriz.
O objetivo é rodar uma espécie de script, macro ou até criar um vba se for necessário para:
1º Quando for alterado um valor na matriz, todos os valores do lincados a ele fiquem em negrito e itálico ou a célula e fonte mudar de cor diferente (O que for mais conveniente para visualizar a alteração no papel).
2º Quando os valores forem da matriz forem atualizados e as referências também mudarem e ficarem na formatação desejada, gerar um histórico automático (igual esses que tem por ai na internet).
Agora, para ninguém falar que fui preguiçoso e não tentei sozinho antes, testei e etc, vou relatar alguns problemas que passei com isso.
- O método padrão do excel de "Realçe de alterações" da erro no valor lincado da célula quando eu altero a matriz e não muda fonte, nem cor e nem nada.
- No histórico do arquivo, ao atualizar na matriz e depois o valor lincado mudar também, o script utilizado não reconhece a alteração do valor atualizado sozinho e não marca no controle de histórico.
Resumindo, quero alterar uma matriz e quando os outros documentos com valores lincados mudarem quero que eles se destaquem do resto.
Caso queiram eu mando o código que utilizei no histórico.