enunciado
"A loja “TV Popular”, (loja de venda de diversos equipamentos: informática, electrodomésticos, som,
etc.), pretende controlar as vendas e compras que realiza através duma folha de cálculo. Faça a
configuração de um ficheiro em EXCEL, de modo a poder implementar este tipo de gestão.
Para isso, deverá ter no mínimo as seguintes folhasde cálculo:
• Menu
• Clientes
• Fornecedores
• Vendedores
• Artigos / Equipamentos
• Vendas
• Compras
Nestas folhas, deverá registar as diversas entidades, com os seguintes atributos (poderá adicionar
outros atributos, para além dos listados):
• Clientes: Código, Nome, Morada, Código Postal, Número de Contribuinte e Taxa de desconto.
A Taxa de desconto deve intervir sempre que o cliente compre um artigo (devem ser obtidas
aleatoriamente, por cada cliente entre 0% e 10%).
• Fornecedores: Código, Nome, Morada, Código Postal e Número de Contribuinte.
• Vendedores: Número, Nome, Comissão (percentagem – gerada aleatoriamente entre 2% e
5%).
• Artigos / Equipamentos: Referência, Categoria (Informática / Electrodoméstico / Som / …),
Designação, Quantidade em Stock, Stock Mínimo, Preço Venda (Unit), Preço Custo.
• Vendas: Número da Venda (sequencial), Data, Cód Cliente, Nome, Ref. Produto, Designação,
Preço Venda (Unit), Quantidade, Valor Iva (23%), Total, Número Vendedor e Observação.
• Compras: Número da Compra (sequencial), Data, Cód Fornecedor, Nome, Ref. Produto,
Designação, Preço Custo (Unit), Quantidade, Valor Iva (23%), Total, Modalidade Pagamento
(30/60/90 dias).
Deverá ter em conta o seguinte, para os atributos:
• “Quantidade em stock” (da folha Artigos/Equipamentos): deve estar permanentemente
actualizado, através das entradas e saídas de produtos;
• “Observação” (da folha de “Vendas”): deve indicar um alerta, no caso de se verificar que a
venda gerou um stock abaixo do stock considerado mínimo, para o produto;
• Código do Cliente e Referência do Produto (da folhade “Vendas”): devem ser protegidos por
forma a que se o utilizador inserir um código inexistente, possa surgir uma mensagem de
“Cliente” ou “Produto” inexistente.
As informações a consultar, se possível, a partir de botões de comando, na Folha “Menu”, são as
seguintes (estas são consideradas as operações básicas, poderá desenvolver outras, para além destas
que julgue adequadas):
• Saber o Vendedor com maior volume de vendas e, através da respectiva percentagem,
efectuar uma folha de comissões, por vendedor;
• Apurar uma tabela das margens de lucro das vendas;
• Lista de vendas detalhada, de um determinado dia, com as quantidades de cada artigo e o
preço global;
• Lista de vendas por mês, agregada por cliente;
• O Produto mais vendido e o menos vendido num determinado mês;
• Artigos a encomendar (com existências abaixo da quantidade mínima);
• Quantidades vendidas, por categoria.
Nota:
De forma a valorizar o trabalho, deverá utilizar o maior número possível de recursos disponíveis nas
folhas de cálculo, como por exemplo: utilização de gráficos elucidativos, para determinada situação e,
em geral, todos aqueles que permitam maximizar a automatização de processos e procedimentos."
é assim pessoal eu ja fiz muita coisa, mas gostaria que me apresentassem resoluções tipo para este problema, é que vale bastante nota este trabalho, ou seja tenho de fazer boa figura, os nomes dos clientes morada etc, é tudo inventado, sintam.se livres para inventar ou simplesmente deixar em branco, obrigado e espero que possam enviar varios para eu ver e melhorar o meu obrigado