Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba

Este fórum é destina a usuário de Excel, que queiram compartilhar informações a básicas, avançadas e programação em VBA...
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Ajuda com validação de dados condicionada e procv

Ir para baixo 
2 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Jul 24, 2014 3:01 pm

Boas a todos os membros.

Desde já agradeço o facto de criarem um forum que tanto me têm ajudado, mas fiz agora o registo pois estou com dificuldades na criação de uma folha de excel mais elaborada.

Tenho uma folha de rosto para consulta de características de equipamentos, desde de modelo, marca, etc..

Mas que esses equipamentos estão divididos por locais diferentes, e dentro dos locais categorias diferentes, sendo que o meu objectivo é através de uma lista da validação de dados, escolher o local, que consigo fazer, e depois quero que a categoria dependa do local que escolhi, e finalmente atrave´s de uma validação de dados conseguir que apareça somente os equipamentos daquele local e daquela categoria.
Já tentei com o Indirecto, mas como na lista dos equipamentos tenho duas condições, não sei como fazer.

Como não consigo colocar o ficheiro em anexo, fica o exemplo

Local             Categoria                       Equipamento
1                       A                            Maquina x
2                       B                            Maquina x
3                       C                            Maquina x
4                       D                           Maquina x
5                       E                            Maquina x

NA folha inicial tenho um campo para escolher o local, categoria e depois o equipamento.

E queria condicionar através de uma validação de dados.


Gostava de obter a vossa ajuda.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Jul 24, 2014 3:43 pm

Bom dia!!

Eu sugiro que poste seu arquivo modelo!

Use um site gratuito como sendspace ou outros depois poste o link aqui!!


Caso não tenha permissão use uma mascara para camuflar o link w*w*w.send*space.com.br* (veja os asteriscos)

Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Jul 24, 2014 4:07 pm

Obrigado pela resposta.

Não estou a conseguir camuflar. Coloco os * nos locais onde colocou??

*w*w*w*.send*space.*com/file/0psc0p]Duvida[/url]*
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Jul 24, 2014 4:08 pm

Assim consegue abrir?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Jul 24, 2014 5:27 pm

Bom dia!

Eu espero ter entendido. faça os testes!!

https://www.sendspace.com/file/pv68su


Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Obrigado.   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySex Jul 25, 2014 2:21 pm

Bom dia.

Obrigado.

Em relação a validação de dados ficou como tinha imaginado.

Vou tentar agora fazer um procv() condicionado para o preenchimento dos campos como marca, modelo, etc.

Uma questão mais, a melhor maneira é um procv + se, certo?

Mais uma vez, muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySex Jul 25, 2014 4:36 pm

Bom dia!!

Se eu entendi, uso somente PROCV, mas o valor procurado será
Código:
=SEERRO(PROCV(Características!$E$5;Dados!$C$3:$H$593;2;0);"")

Assim amedida que as caixa de validação forem selecionadas a validação do campo Equipamento mostrará o que precisa, a partir dai o PROCV, fará sua parte!

Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySeg Jul 28, 2014 2:53 pm

Obrigado pelo feedback.

Consegui usando o seu concelho.

Estou com uma pequena duvida, ao acrescentar outro local, vidual por exemplo, mudo os dados em que faz a pesquisa no ficheiro que me enviou, altero o 593 para 1000 por exemplo e deixa de funcionar, pode ajudar-me?
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySeg Jul 28, 2014 3:45 pm

Bom dia!!!

Citação :
ao acrescentar outro local, vidual por exemplo,
seria outra coluna na sua base de dados, ou seria outro campo em sua guia resumo?

sem ver o que você fez em seu arquivo fica complicado, poste seu arquivo modelo!

Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySeg Jul 28, 2014 5:55 pm

As minhas dúvidas são as seguintes:
- Na folha “Dados” tenho os dados todos que me possibilitam preencher a folha de rosto, com o nome “Características”, no ficheiro anterior que me facultou, consigo fazer a escolha do equipamento através de uma validação de dados condicionada (célula E5), mas caso queira acrescentar mais locais, ou mais equipamentos a folha “Dados” começa a não funcionar, tentei alterar a fórmula:
=SE.ERRO(ÍNDICE(Dados!$C$4:$C$593;MENOR(SE(Dados!$A$4:$A$593=Características!$C$3;SE(Dados!$B$4:$B$593=Características!$A$5;LIN(Dados!$C$4:$C$593)-LIN(Dados!$C$4)+1));LINS(Dados!B$4:B20)));"")

Na folha “Dados_Centros” alterei o intervalo Dados!$C$4:$C$593 para Dados!$C$4:$C$1000 em todos os sítios onde esta inserido o intervalo e deixa de funcionar.

- Outra questão têm a ver com o preenchimento automático dos campos marca, célula “A8”, o campo Modelo “C8”, assim como o numero de serie, código, etc… tentei usar a seguinte formula =SE.ERRO(PROCV($E$5;Dados!$C$3:$H$593;2);"")
Mas não funciona, fica preenchida mas não é o que corresponde aos dados inseridos na folha “Dados”.

Pode ajudar-me?

Muito Obrigado.




*w*w*w*.send*space.*com/file/po3onw

Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyTer Jul 29, 2014 1:18 pm

Caro alexandrevba consegui resolver o problema que coloquei.

Agradeço mesmo a ajuda inicial que me deu.

OBRIGADO!
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyTer Jul 29, 2014 9:40 pm

Boa tarde!!

Eu fico feliz, at+++

Att Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: VBA - PROCV condicionado   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Set 25, 2014 3:35 pm

Bom dia.

Na sequência da planilha de Excel que comecei a criar com a vossa ajuda, estou a tentar ser mais ambicioso, e estou aventurar-me no VBA, mas ainda tenho algumas duvidas.

Com o a formula que me ajudou a construir, que era um procv condicionado, agora estou a criar um formulário em VBA para consulta, e queria levar essa formula para lá, mas não estou a conseguir, pode ajudar-me?

w*w*w*.send*space*.com/file/25md4w

No anexo veio o ficheiro que já criei, inclusive o formulário em VBA, e onde se encontra o equipamento com um combbox, quero que faça um procv condicionado pela familia e pelo centro.

Pode ajudar-me?

OBRIGADO
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Set 25, 2014 4:58 pm

Bom dia!!

No serviço eu não consigo mais ajudar o pessoal desse fórum (eu não tenho permissão para baixar e postar arquivos em sites de hospedagem de arquivo).

Só quando eu chegar em casa (eu estudo a noite), geralmente me sobra tempo no final de semana.


Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Set 25, 2014 5:01 pm

Não há problema, quando tiver tempo.

=DESLOCAMENTO('Base Dados Para Formulas'!$E$1;0;0;SOMARPRODUTO(MÁXIMO(('Base Dados Para Formulas'!$E:$E<>"")*(LIN('Base Dados Para Formulas'!$E:$E))));1)


Basicamente, crias-te esta formula para uma validação de dados de lista, o que eu queria fazer era transportar para VBA para fazer o mesmo num USERFORM com uma combBOX.

Quando tiver tempo e se poder agradeço.

OBRIGADO
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Set 25, 2014 5:50 pm

Bom dia!!

Já tentou assim?
Código:
Private Sub UserForm_Initialize()
    Dim rngList As Range
    Set rngList = Worksheets("Base Dados Para Formulas").Range("E2", Range("E65536").End(xlUp))
    Me.ComboBox1.RowSource = rngList.Address
End Sub

Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Set 25, 2014 6:35 pm

Eu para já tenho o código assim:

Private Sub UserForm_Initialize()
CaixaCentros.AddItem "Amoreira"
CaixaCentros.AddItem "Armazém"
CaixaCentros.AddItem "BairroBrinca"
CaixaCentros.AddItem "BairroRosa"
CaixaCentros.AddItem "Buarcos"
CaixaCentros.AddItem "CasaSãoJosé"
CaixaCentros.AddItem "Cernache"
CaixaCentros.AddItem "Colmeal"
CaixaCentros.AddItem "CRSI"
CaixaCentros.AddItem "Cumieira"
CaixaCentros.AddItem "Esteiro"
CaixaCentros.AddItem "Farol"
CaixaCentros.AddItem "Ingote"
CaixaCentros.AddItem "LarSantoAntonio"
CaixaCentros.AddItem "Leirosa"
CaixaCentros.AddItem "Maiorca"
CaixaCentros.AddItem "NogueiraCravo"
CaixaCentros.AddItem "Pedrulha"
CaixaCentros.AddItem "Pomares"
CaixaCentros.AddItem "Quiaios"
CaixaCentros.AddItem "Renascer"
CaixaCentros.AddItem "Rua Direita"
CaixaCentros.AddItem "Sarnadela"
CaixaCentros.AddItem "Sede"
CaixaCentros.AddItem "Semide"
CaixaCentros.AddItem "SMCortiça"
CaixaCentros.AddItem "SolNascente"
CaixaCentros.AddItem "SPaioGramaços"
CaixaCentros.AddItem "SSFeira"
CaixaCentros.AddItem "URSF"
CaixaCentros.AddItem "Vidual"

'Familia de Equipamentos

CaixaFamilia.AddItem "Central_Térmica"
CaixaFamilia.AddItem "Cozinha"
CaixaFamilia.AddItem "Lavandaria"
CaixaFamilia.AddItem "Outros"
CaixaFamilia.AddItem "Manutenção_Geral"

Agora falta para a ultima "CombBox" com o nome CaixaEquipamento não consigo criar o codigo.

Dim rngList As Range
Set rngList = Worksheets("Base Dados Para Formulas").Range("G8", Range("E65536").End(xlUp))
Me.CaixaEquipamento.RowSource = rngList.Address

Que experimentei assim, em que G8 é a celula onde aparece a combinação do centro + familia + equipamento, exemplo: BuarcosCentral_TermicaCaldeira, mas só me aparece meia duzia de equipamentos em função do que escolhi na folha de excel e não no formulario, nas caixas 1 e 2, isto é caixacentro e caixafamilia.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyQui Set 25, 2014 7:16 pm

Boa tarde!!

Porque que você está referenciando locais diferentes?
Código:
Set rngList = Worksheets("Base Dados Para Formulas").Range("G8", Range("E65536").End(xlUp))
Ou deveria ser assim...
Código:
Set rngList = Worksheets("Base Dados Para Formulas").Range("G8", Range("G65536").End(xlUp))
Ou...assimm.....
Código:
Set rngList = Worksheets("Base Dados Para Formulas").Range("E8", Range("E65536").End(xlUp))
Eu naõ estou entendendo, é melhor eu aguardar até sábado.


Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySex Set 26, 2014 1:01 pm

TEns razão, esta a ir a locais diferentes, mas usando assim como sugeris-te inicialmente não me aparece nada, se poderes dar uma vista de olhas no ficheiro que te mandei agradeço.


Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySáb Set 27, 2014 4:23 am

Boa noite!!

Poste seu arquivo e cole aqui o link, novamente, pois o arquivo foi deletado!
This file has been deleted and it cannot be restored. Please contact the sender and ask them to upload the file again.


Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySeg Set 29, 2014 11:51 am

https://www.sendspace.com/file/zp5y23

Peço desculpa pela demora na resposta, mas o fim de semana foi muito atribulado.

Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySeg Set 29, 2014 5:00 pm

Bom dia!!

Eu vou tentar lembrar de na faculdade, baixar e enviar para o email de casa depois enviar para o email do serviço, pois no trampo eu não tenho mais, acesso a baixar anexos em sites de hospedagens.


Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptySeg Set 29, 2014 5:55 pm

Ok.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandrevba

alexandrevba


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Serra - ES

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyTer Set 30, 2014 1:38 pm

Bom dia!!

Aproveitando a greve de ônibus, eu dei uma olhada em seu arquivo, eu não estou entendo o que queres, para mim a combo, está funcionando.

Tem como explicar o que você pretende?


Att
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoReis




Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/07/2014
Localização : Coimbra

Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv EmptyTer Set 30, 2014 2:21 pm

Bom dia Obrigado por ter dado uma vista de olhos.

O que eu pretendo é que no campo do equipamento ele seja condicionado pela escolha dos outros dois campos, CENTRO E FAMILIA, o que não está acontecer, aparecem sempre os equipamentos de um só centro.

Isto no "userform" CadastroEquipamentos, nas ComboBox de Centro e Familia, quero que essas escolhas condicionem os equipamentos que aparecem na comboBox de equipamentos.

Assim como funciona na planilha simples sem o VBA, M_02_Caracteristicas dos Equip.

Quero que faça o mesmo mas no formulário que criei.

Deu para entender?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com validação de dados condicionada e procv   Ajuda com validação de dados condicionada e procv Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com validação de dados condicionada e procv
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda! Gravar dados da célula e compara-lo com dados Atuais.
» Validação de Dados
» validação de dados
» DADOS VALIDAÇÃO
» Validação de Dados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Excel Bácico, Avançado e Vba :: Intermediário :: Excel Intermediário-
Ir para: